Começando por um pouco de história... este pequeno bolo é originário da Escócia, sendo atualmente típico em países como o Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia...
São comuns nos pequenos-almoços e lanches, podendo apresentar uma forma redonda ou triangular. Podem ser servidos ainda quentes e abertos ao meio com doce, manteiga ou outro ingrediente... sendo normalmente acompanhados com chá. Existem cada vez mais variantes doces mas também salgadas.
Passando agora da história geral desta pequena delicia para a minha história... Fiquei com a ideia de fazer scones quando na semana passada esfolheava uma revista de culinária que andava aqui perdida por casa... Ainda assim a receita que lá vinha não me agradou muito, queria uma receita diferente e mais "fora do comum"... Foi ai que que me lembrei de fazer scones de framboesa depois de muito ter lido e pesquisado sobre o assunto.
Decidi juntar tomilho (que normalmente é utilizado em carnes mas que também já vi em doces e bolachas) porque recebi um a semana passada, logo tinha de o experimentar (não podia esperar mais!!!), e assim arrisquei nesta combinação improvável e inesperável.
Aqui está o resultado, não ficaram perfeitos como queria mas também não ficaram nada mal parece-me... Para uma primeira vez até que a coisa saiu bem! Irei tentar outras conjugações futuramente, decerto!
O sabor é bastante agradável, predominando sobretudo o da framboesa. São também bastante"molinhos" e suaves. Tanto podem ser comidos com um doce, nomeadamente uma compota de framboesa ou de frutos silvestres, mas também com algo mais salgado, como uma manteiga.
Espero que gostem e que faça a delicia de um lanche super british.
Ingredientes:
450g de farinha com fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
75g de manteiga
90g de açúcar branco
1 pacote de natas
1 ovo
200g de framboesas
folhas de 3 pequenos ramos de tomilho
q.b. de leite
q.b. de compota de frutos silvestres ou framboesa
Preparação:
1.Num recipiente misture a farinha, o fermento em pó e o sal.
2.Derreta a manteiga no micro-ondas e adicione-a à mistura anterior.
3.Adicione o ovo, as natas e por fim as framboesas e as folhas de tomilho. Misture bem.
4.Caso a massa ainda esteja liquida e difícil de moldar, por causa da humidade das framboesas, adicione um pouco mais de farinha.
5.Pré-aqueça o forno.
6.Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
7.Retire porções de massa e faça algumas "bolas" achatando um pouco as extremidades (dá cerca de 10 bolas - scones).
11.Disponha os scones no tabuleiro forrado, deixando algum espaço entre eles.
12.Leve ao forno durante 15 minutos até ficarem dourados (dependendo da potência do forno poderá ser necessário ajustar este tempo de cozedura).
13.Retire do forno e pincele com leite (para ficarem ainda mais macios).
14.Abra-os ao meio e coloque compota de frutos silvestres ou outro ingrediente que goste.
Sugestão: em vez de framboesas pode utilizar amoras.
Bom apetite!
Que bom aspecto! :) nunca tinha pensado combinar framboesa com tomilho, tenho que experimentar! :)
ResponderEliminarBom fim-de-semana. Beijinho
Muito obrigado =) pois é uma combinação bastante improvável... que surgiu do nada, mas ao mesmo tempo gostei bastante!! Bom fim-de-semana!! Beijinho
EliminarOlá, descobri este blogue hoje e gostei 😊 eu também adoro scones, partilho aqui a minha experiência ( aventura ) com este bolinho 😉 quanto a estes, já apontei a receita, vou experimentar 😊
ResponderEliminarBeijinho
http://lifeloveandphotograph.blogspot.pt/2015/04/sinto-me-nascido-cada-momento-para.html?m=0