segunda-feira, 27 de abril de 2015

Iogurte caseiro de morango e chocolate branco


Os últimos tempos para mim têm sido de grande evolução e crescimento na cozinha, quer ao nível de entradas, pratos principais ou sobremesas (que tanto adoro)... Deixei de cozinhar muito raramente e apenas para festas de aniversário ou jantares de amigos para o fazer regularmente, de forma atrevida e com o máximo dos prazeres. O blogue levou-me também a ler muito mais, livros, revistas, sites e mesmo outros blogues... aumentei não só o meu amor por esta arte como o tamanho da minha curiosidade por novas descobertas... por novas receitas! 
Aprendi a apreciar as publicações de outros e a inspirar-me nelas mesmo, dando-lhes sempre um toque pessoal e intimista. Esta publicação é o resultado disso mesmo, de uma receita publicada no fantástico blogue Coco e Baunilha. Foi ai que por sorte descobri o meu interesse pelos iogurtes caseiros, fáceis de fazer, muito mais saudáveis (uma vez que nos permitem um controlo total sob os seus ingredientes) e muito mais apetecíveis (pois podemos combina-los com outros "aditivos" que gostarmos). Decidi então comprar uma iogurteira e começar as minhas experiências, esta foi a primeira, muitas mais virão, pois já me encontro a testar novas combinações.
 
 
Estes iogurtes de morango e chocolate branco, são uma fusão de dois ingredientes que como já devem ter percebido, simplesmente adoro.
São adocicados, cremosos e com uma camada de chocolate na parte superior, autenticamente deliciosa e que num pequeno som convidativo se parte com a colher. São realmente tentadores! Ótimo para um pequeno-almoço, lanche ou sobremesa de miúdos e graúdos.
 
Espero que gostem.

Ingredientes:
 
800 mL de leite meio-gordo fresco (usei Vigor)
  2 colheres de sopa de leite em pó
   40g de açúcar 
140g de chocolate branco
    1 iogurte natural
  q.b. de doce de morango
5 morangos
 
 
Preparação:
 
1.Comece por misturar bem num pequeno tacho, o leite meio-gordo, o leite em pó e o açúcar.
2.Leve o tacho a lume brando.
3.Quando levantar fervura, retire do lume e adicione o chocolate branco partido em pedaços, mexa bem até ficar dissolvido.
4.Deixar arrefecer até a mistura ficar morna (cerca de 35ºC).
5.Quando estiver morna, junte o iogurte natural e misture com uma vara, até ficar bem integrado. Reserve.
6.Esterelize os frascos de vidro no micro-ondas, 30 segundos na potência máxima.
7.Deite duas colheres de sopa de doce de morango no fundo de cada copo.
8.Despeje com cuidado o preparado sobre o doce de morango.
9.Lave e corte em pedaços pequenos alguns morangos e adicione em cada frasco.
10.Leve à iogurteira cerca de 8 horas.
 
 
11.Passado esse tempo, retire os frascos da iogurteira, coloque as tampas e reserve no frigorifico pelo menos 5 horas antes de consumir.




 


Nota: as quantidades apresentadas dão para 6/7 iogurtes. 

Sugestão: em vez de morangos pode utilizar outra fruta que mais goste, como o pêssego, mirtilos, framboesas...

Bom apetite!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário