quinta-feira, 9 de abril de 2015

Doces de uma Páscoa diferente - Avelãs de Caminho - Aveiro

Esta é uma publicação diferente, sem receitas mas com muitos momentos doces... num belo fim de semana pela Beira Litoral...
Bem como já referi, a Páscoa na minha zona nem é muito vivida nem muito celebrada... por isso à 3 anos que "adotei" a Páscoa da terra da minha namorada - Avelãs de Caminho, Mealhada - onde as tradições ainda são praticamente o que eram... Onde se vive a época com emoção e intensidade!! E claro com muitos muitos doces... Por isso decidi partilhar convosco algumas das fotografias das iguarias que por lá encontrei.
 
No sábado decidimos aproveitar o belo sol que se sentia e ir passear até à praia da Barra e da Costa Nova, que ainda não conhecia. Estava bastante agradável... e como não podia faltar comida... acabámos por experimentar uma TRIPA, numa das várias barraquinhas coloridas que se encontravam ao longo do "paredão"... A minha foi de ovos moles e crocante de amêndoa (uma autêntica delicia confesso-vos)... mas existia muitos outros recheios, nomeadamente Nutella, Kit-kat e por ai fora...
 



Ainda no sábado ao fim da tarde as mesas começaram a ser preparadas para a visita Pascal do outro dia, onde toda a família, amigos e vizinhos se reúnem para "receber o Senhor" (como tantas vezes ouvi).
Mesas fartas de doces, amêndoas, salgados, queijo, pães, aperitivos...e no centro sempre um belo ramo de flores!!



Diferente de casa para casa, mas sempre presente a cruz de Cristo, o qual celebramos a Ressurreição.

 
O Domingo de Páscoa começa com uma pequena procissão e missa... depois da hora de almoço cada casa que pretenda a visita coloca flores à porta.
Aos poucos vai chegando toda gente, e quando se ouvem as sinetas na rua, todos se colocam a postos. Entram primeiro as crianças com o saco para as Renuncias Quaresmais, com o saco para as amêndoas, com a água benta, seguindo-se o "mordomo" com a cruz. Reza-se uma pequena oração, benze-se a comida e a casa e depois toda gente fica a confraternizar e falar durante o resto da tarde.
 
Caso existam várias pessoas da família a abrir as suas portas, também se pode passar a tarde a "saltitar" e a petiscar entre todas.



Típico Vinho do Porto


Típico Bolo da Páscoa de Avelãs - semelhante a um "pão doce"

 
Típicas rosquinhas de Coimbra - não consigo passar sem elas!


Coquinhos
 

Rolo recheado com doce de ovo


Típicos ovos-moles de Aveiro - a bomba de calorias completamente irrecusável!


Para quem nunca passou uma Páscoa na região norte, recomendo vivamente, pois é uma experiencia única, que nos deixa grandes recordações.

6 comentários:

  1. Nunca comi tripas de Aveiro ... mas acho que ando a perder muito ! Parecem ÓPTIMAS =|

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois anda mesmo! Eu também nunca tinha comido e adoreiiiiiiii!

      Eliminar
  2. Esta é a minha publicação preferida! Que lindo :)

    ResponderEliminar
  3. Bem vindo à Bairrada, uma região cheia de surpresas. Avelãs de caminho, conheço perfeitamente e as tripas, melhor ainda :)
    Um abraço
    www.pecadosnoprato.com

    ResponderEliminar