quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Salada de couscous e legumes


O tempo quente pede saladas...
Saladas preferencialmente leves e frescas.
 
Apesar do meu pai não gostar muito deste "género de comida" eu, a minha namorada e a minha mãe gostámos bastante e sempre que podemos comemos uma salada. As minhas preferidas são as saladas frias (e esta não foi excepção)!
 
Sinceramente nunca me interessei muito pelos couscous até há uns tempos atrás em que vi uma interessante receita na televisão... Como sabem, quando vejo algo que gosto, nunca resisto depois a experimentar na minha cozinha (sou mesmo assim!).
Fiquei surpreendido pelo simplicidade da confeção, pelos agradáveis aromas e texturas que se obtém da junção do couscous com os legumes mas também pela versatilidade deste prato (pois já o utilizei várias vezes com uma entrada ou com um acompanhamento de uma refeição de carne ou peixe).
 
 Espero que gostem!

Ingredientes: 

-Couscous:
1/2 chávena de couscous (cerca de 100 ml)
2 colheres de sobremesa de azeite (mal cheias)
1/2 chávena de água (cerca de 100 ml)
1 colher de sobremesa de manteiga
q.b. de sal
q.b. de orégãos secos
sumo de 1/2 laranja
-Legumes:
1 tomate
1/2 de um pepino
1/2 lata de ervilhas
1 cenoura pequena
1 dente de alho
1/2 courgette
50g de couve-roxa
1 lata de cogumelos (185g)
q.b. de sal
q.b. de azeite

 
Preparação:

1.Comece por preparar os couscous.
2.Coloque uma cafeteira com água (temperada com uma pitada de sal) ao lume.
3.Meça a quantidade de couscous pretendida e coloque-os num pequeno tacho com tampa (ou uma taça com tampa).
4.Adicione o azeite e misture bem.
5.Quando a água ferver, retire-a do lume e junte 1/2 chávena aos couscous. Tape o recipiente.
6.Espere 3 a 5 minutos, até os couscous absorverem toda água.
7.Com um garfo, mexa bem, para soltar os "grãos" e junte a manteiga. Reserve.
 
 
8.Prepare os legumes.
9.Corte o tomate e o pepino em cubos pequenos (já sem sementes), e  rale a cenoura. Tempere com um pouco de sal e reserve.
10.Corte a courgette em cubos pequenos também.
11.Corte a couve-roxa.
12.Num tacho coloque um fio de azeite e o alho finamente picado. Leve a lume brando.
13.Adicione a courgette e a couve-roxa e deixe saltear por alguns minutos.
14.Retire os cogumelos da lata, escorra-os e adicione-os ao preparado anterior.
15.Retire do lume.
16.Abra a lata de ervilhas e escorra-as. Reserve.
17.Num recipiente grande misture os couscous, o tomate, o pepino, a cenoura, as ervilhas,  a courgette, a couve-roxa e os cogumelos.
18. Finalize com orégãos secos e salpique com sumo de laranja.
 



 



Sugestão: pode adicionar atum de conserva à salada. 

 Bom apetite!

14 comentários:

  1. Gosto muito de saladas com couscous. Tal como sugeres no final, eu costumo juntar atum! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desde que as descobri que também passei a gostar :P

      Eliminar
  2. Tenho mesmo de experimentar! Tem um aspecto delicioso!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  3. Olá Daniel,
    Fiz uma visita aqui ao teu blogue e gostei muito do que encontrei! Os pratos têm muito bom aspecto e estes couscous não fogem à regra!
    Beijinhos
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Vanda, pelo comentário e pela visita :P volta sempre!!

      beijinhos

      Eliminar
  4. Excelente ideia tenho uma embalagem de couscous que comprei há dias... bela ideia, uma salada já está na lista do menu da semana que vem XD Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Olá, Daniel!
    Parabéns pelo blog. É a primeira vez que o visito e fiquei com curiosidade de experimentar esta receita. Vai já para a lista da próxima semana. ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia =) desde já muito obrigado pela visita e pelo amável comentário, fico realmente muito contente por saber o feedback das pessoas que vão lendo o blogue!!

      Experimenta que vais gostar ;) é bastante simples de fazer e bastante prática!!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Está com aspeto tão alegre!!! Adoro essas cores :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar