sexta-feira, 17 de junho de 2016

Salame de chocolate com amendoins caramelizados


Festa que é festa tem salame de chocolate!! Esta é uma das sobremesas favoritas da minha namorada, por isso  nunca falta em nenhuma festividade, nem que seja num simples jantar de amigos (todas as desculpas são boas para o fazer e para o saborear).
Nesta receita em particular decidi acrescentar amendoim caramelizado, o que o tornou ainda mais decadente, pois além do leve toque deste fruto seco ficou também com alguma contrastante crocância.
 
A lista de ingredientes  é também  barata e acessível a todos... logo não existe nenhum obstáculo a colocarem a mão na massa e a experimentá-lo.
 
Bom fim-de-semana a todos.
Espero que gostem.

Ingredientes:
 
4 colheres de sopa de amendoins crus
2 colheres de sopa de açúcar
 
250g de bolachas Maria
2 ovos
250g de açúcar
100g de chocolate em pó
130g de manteiga
 

Preparação:
 
1.Comece por caramelizar os amendoins.
2.Leve uma frigideira a lume brando com as duas colheres de açúcar.
3.Quando o açúcar começar a caramelizar junte os amendoins.
4.Mexa até os amendoins caramelizarem de ambos os lados.
5.Retire do lume e deixe arrefecer.
6.Triture os amendoins caramelizados na picadora (deixe alguns pedaços maiores). Reserve.
7.Confecione o salame.
8.Num recipiente junte as bolachas partidas em pedaços, os ovos, o açúcar, o chocolate em pó e os amendoins triturados. Misture tudo.
9.Derreta a manteiga no micro-ondas e junte-a ao preparado anterior.
10.Misture tudo muito bem com uma colher-de-pau ou com as mãos.
11.Estenda uma folha de papel vegetal ou papel de alumínio sobre uma superfície.
12.Verta o preparado para cima do papel e molde até obter a forma de um salame grande.
13.Feche o papel e as pontas.
14.Leve ao frigorífico de um dia para o outro.
15.Antes de servir abra o papel e corte o salame em fatias.







Bom apetite!

7 comentários:

  1. Adoro salame de chocolate mas nunca experimentei com amendoins, mas como também sou fã de amendoins, aqui está uma boa sugestão para eu experimentar. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz salame e só comi uma vez, há vários anos, mas fiquei com vontade de pôr essa receita em prática! Parece-me que ia ficar fã, ainda por cima com amendoins :)

    ResponderEliminar
  3. Já fiz salame (na bimby claro) e achei extremamente fácil mas agora colocar amendoins, hmmm, acho que vou ter de voltar a fazer a receita! (babando)

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto imenso de salame e na minha família também todos gostam! Acho que com os amendoins caramelizados deve ficar extremamente delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que saudades de comer um salame, já lá vão uns aninhos! Está com muito bom aspecto o teu salame, kiss

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro salame de qualquer maneira :D
    Está bem apetitoso!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar