quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Nutella Caseira (versão mais saudável)


Para muitos esta será uma receita surpreendente e que não esperariam de todo, pois estamos sempre habituados a  comprar aqueles belos frascos de Nutella no supermercado. Nunca eu pensei algum dia pode-la fazer em minha casa e de forma tão simples e rápida, até descobrir a ideia no livro das "Receitas da Mafalda" gentilmente me oferecido no aniversário. Peguei nessa receita fiz-lhe algumas alterações,  e não é que ficou uma delícia ?! Decerto que já não comprarei mais Nutella em lado nenhum, pois aquele intenso sabor sabor a avelã e chocolate cativou-me para a vida!

Deixo aqui todas as dicas/segredos para que a partir de agora, não existam mais desculpas para não serem vocês mesmos a fazer um belo pote caseiro e mais saudável para os vossos filhos (as), namorados (as), esposos (as), amigos (as)....
Experimentem e digam-me o que acharam, sim :)?




Ingredientes: 

1,5 chávenas de avelãs
5 colheres de sopa de chocolate em pó
1 chávena de adoçante
1 colher de sobremesa de manteiga
1 colher de chá de aroma de baunilha (pode adicionar mais a gosto)
1 colher de chá de canela em pó
1/2 chávena de leite magro

Preparação:

1. Coloque as avelãs num prato e comece por torrá-las no microondas na potência máxima durante 4/5 minutos.


2.Retire do microondas, deixe arrefecer ligeiramente e com auxilio de um pano áspero ou mesmo com as mãos retire a casca.


3.Depois de descascar todas as avelãs, coloque-as na picadora 1,2,3 e triture até ficarem em pó.
4.Adicione o chocolate, o adoçante, a manteiga, o aroma de baunilha e a canela.
5.Triture bem até obter um creme homogéneo.
6.Ferva o leite (pois é imprescindível juntar o leite bastante quente).
7.Adicione o leite quente  ao preparado em pequenas quantidades, e triture regularmente até obter de novo um creme homogéneo.


8.Deixe arrefecer ligeiramente e coloque num frasco no frigorífico.






Sugestão: em vez de utilizar manteiga pode substituir por óleo de coco.


Sejam felizes com uma bela fatia de pão e Nutella!

14 comentários:

  1. Agora é que deste cabo de mim Daniel... Tenho de comprar avelãs o mais rapidamente possível! Não sei se a vou preferir à Nutella original (é que adoro-a mesmo, como às colheres, mmm), mas que esta tem super bom aspecto e está a chamar por mim, lá isso está! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha adoro!! Opa eu também fiquei um bocado reticente quando vi a receita no livro...porque achei que ninguém faria isto em casa, quando já se compra sempre feito, mas quando experimentei fiquei surpreendido, gostei bastante, tem um sabor um pouco mais acentuado a avelãs do que a normal... já me disseram também que sabia a Kinder Bueno ahah

      Eliminar
  2. Agora é que me mataste Daniel!! Confesso que não sou grande fã de Nutella (sim, eu sei, não posso ser 100% normal :P hehe) mas a cara metade adora !! Por acaso já tinha visto várias receitas para Nutella caseira e tenho por aqui algumas para experimentar...mas acho que vai ser mesmo a tua a primeira porque fiquei completamente a babar a olhar para esse frasco! E sabes que mais?! Acho que vou gostar muito mais desta receita do que da verdadeira nutella: é cremosa, tipo mousse de chocolate, e posso enchê-la de avelãs, bem como gosto ;) Maravilha :D

    ResponderEliminar
  3. Obrigado =) confesso que gosto bastante de nutella, mas também não sou um assíduo consumidor, de vez enquanto adoro numa fatia de pão ao pequeno almoço ou lanche :P Eu estava completamente à nora, não fazia mesmo ideia que se a podia fazer facilmente, mas quando estava a vasculhar o livro e encontrei uma foto, pensei tenho mesmo de fazer isto!! E confesso que aqui em casa gostaram bastante e eu também, tem aquele sabor especial por ser feita por nós :P e claro as características que salientas-te, da cremosidade, o sabor a avelãs...

    ResponderEliminar
  4. Eu provei e adorei! Recomendo vivamente a todos! Tem um maravilhoso sabor a avelãs!! :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado amor :P não deixes nunca de provar a minha comida!!!

    ResponderEliminar
  6. elah bem bom, bem se é maus saudável posso comer muito mais :D


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Sou fã de tudo ´que é caseiro. E apesar de há imenso tempo não comprar Nutela, só o facto de parecer tão fácil dá vontade de fazer.
    Tenho um dúvida relativamente a um dos ingredientes, que é qual quantidade que devo utilizar de açúcar ou mel para substituir o adoçante, que na realidade não sou grande utilizadora...
    Felicidades para este projeto (que sorte a da namorada....) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde =) tudo o que é caseiro, feito com amor e carinho, tem outro sabor, algo especial e inexplicável!! Quanto à sua dúvida, pode perfeitamente utilizar açúcar branco em vez de adoçante, na mesma quantidade, terá um sabor bastante semelhante, pode ficar um pouco mais liquida, mas basta colocar umas horas no frigorifico e fica igualzinha =) Relativamente ao mel, sinceramente não sei, ainda não experimentei, mas tenho receio que leve a nutella a ficar bastante mais liquida, uma vez que vamos adicionar mais um "ingrediente liquido" aos outros, em vez de mais um sólido.

      Muito obrigado, qualquer coisa disponha sempre ;)

      Daniel

      Eliminar
  8. Olá Daniel,

    Obrigada pela visita ao meu Blog do Chocolate, foi um prazer "vê-lo"por lá ! :)
    Sou fã de chocolate, pelo que fico sempre feliz com um frasco de Nutella à minha frente !
    Claro que poder confeccionar em casa é uma mais valia pelo controlo que podemos fazer nos ingredientes utilizados e também se ganha em sabor !
    Gostei muito mesmo desta idéia que guardarei para testar um dia ! :)
    Obrigada ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite,

      Agradeço as palavras, o prazer de visitar o seu blog foi meu, também eu adoro chocolate, gosto muito de utilizar este ótimo ingrediente nas minhas receitas, sobretudo bolos e sobremesas!!
      Poder confecionar em casa, pelo menos para mim tem realmente outro valor, é algo especial...adoro sobretudo por em prática as minhas ideias e improvisos!!
      Continuemos então a seguir-nos mutuamente...

      Mais uma vez Obrigado ;)

      Daniel

      Eliminar
  9. Nunca fiz mas tenho a certeza que deve ficar uma delicia, gosto de usar em semifrios ou bolos de bolacha.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado =) verá que fica mesmo boa, e se estiver num frasco bem fechado dá para conservar uns dias até utilizar num bolo ou semifrio.

      Eliminar