terça-feira, 17 de maio de 2016

Leite creme de chocolate

 
Confesso-me um grande apreciador de leite creme, sobretudo do da mãe da minha namorada, que é simplesmente divinal, com aquela textura macia, nem muito liquida nem muito espessa. No entanto, decidi experimentar uma das sobremesas que mais gosto numa variante de chocolate.
O resultado a meu ver foi bastante bom, ficou bastante saboroso e foi extremamente fácil de confecionar.
Já experimentaram esta variante do leite creme?
 
Espero que gostem. 
Ingredientes:
 
200g de chocolate em barra
130g de açúcar
50g de farinha Maisena
0,5l de  leite
4 gemas
q.b. de açúcar (para queimar)
 
 
Preparação:
 
1. Comece por partir o chocolate em pedaços.
2.Coloque os pedaços de chocolate num tacho e adicione o leite.
3.Leve ao tacho a lume brando até o chocolate derreter, mexendo sempre.
4. Num recipiente à parte, misture muito bem as gemas com a farinha e o açúcar.
5.Junte ao chocolate e deixe cozinhar, em lume brando, sem deixar ferver, até obter um creme bem homogéneo.    
6.Verta o preparado em taças e leve ao frio.
 
 
7.No momento de servir, polvilhe a superfície com um pouco de açúcar e queime com um ferro ou um maçarico.




 
Bom apetite!

6 comentários:

  1. Eu também adoro leite creme pois é daquelas sobremesas que me trás boas recordações de infância! A minha madrinha fazia sempre que eu ia lá passar férias e servia-o numas taças de pé em inox! Acho que é por isso que raramente faço pois acho que o leite creme não tem o mesmo sabor se não for nas tais taças! É uma tolice, eu sei, mas o que é que se há-de fazer?! Esse de chocolate sei bem a quem ia agradar! Aos 4 gulosos cá de casa! As 3 miniaturas então ficariam louças de contentes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário de ti nunca fui grande apreciadora de leite creme, mas como gosto muito de chocolate esta versão até é bem capaz de me agradar, pelo menos óptimo aspecto tem! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Interessante receita :) :) Está com bom aspeto!!

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto fantástico. Tão bom!!! :)
    Bjinhos!!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro leite creme e não como tem anos! De chocolate deve ser igualmente bom, beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Já fiz uma coisa do género, crème brûlée de Nutella, e fiquei fã! Tenho de experimentar agora esta versão, que me parece muito boa também :D

    ResponderEliminar