Antes de mais, boa tarde a todos! Muitos estranharão certamente o facto desta semana ter estado mais ausente e o de estar a publicar uma receita ao fim-de-semana pois costumo fazê-lo sempre de semana. Tudo isto tem uma razão, esta semana iniciei (ao fim de uma batalha de meses com burocracias, obstáculos administrativos e serviços de Faculdade) o meu estágio de Doutoramento que durará três anos num empresa de Águas. Durante o estágio farei investigação na área da Virologia em vários tipos de água.
Como estou na empresa todos os dias até ao fim da tarde e como tenho ainda mais alguns compromissos torna-se difícil andar muito por aqui durante a semana. Mesmo que ande a espreitar os vossos blogues/páginas acabo por não conseguir partilhar muitas receitas pois como sabem leva tempo a preparar tudo. Ainda assim, fiquem descansados que não irei acabar com o blogue, este é um projecto que adoro e que não quero deixar para trás. Provavelmente abrandarei um pouco mais o ritmo de publicações e comentários mas não desistirei!
Quanto à receita, esta foi adaptada do blogue A Cozinha Coletiva, que tem umas excelentes receitas! Cada uma mais tentadora do que a outra! A receita é simples e desprovida de dificuldade! Se tiverem uns croissants que já não comam, não desistam deles e preparem esta delicia, tenho a certeza absoluta que não se irão arrepender. Para a irmã da minha namorada, esta foi das melhores sobremesas que já comeu! Por isso podem tirar as vossas ilações :P
Espero que gostem.
Boa semana a todos!
Ingredientes:
6 croissants brioche (de um dia para o outro)
200g de açúcar
60ml de água
250ml de natas
250ml de leite
q.b. de extracto de baunilha (quantidade a gosto)
4 ovos
Preparação:
1.Comece por partir os croissants em pedaços para dentro de um tabuleiro que possa ir ao forno (já untado com manteiga). Reserve.
2.Num tacho coloque o açúcar e a água. Misture até o açúcar se dissolver.
3.Leve a lume brando sem mexer até caramelizar e ganhar um tom dourado.
4.Baixe o fogão, adicione as natas, o leite e o extracto de baunilha (a gosto).
5.Mexa até que todo o caramelo se dissolva.
6.Retire do lume. Sem parar de mexer junte os ovos já batidos.
7.Verta o preparado sobre os pedaços de croissants.
8.Deixe descansar cerca de 10 minutos, até os croissants ensoparem o líquido.
9.Leve ao forno até ficar dourado (cerca de 20/30 minutos).
10.Sirva morno.
Bom apetite!
Que boa notícia! A água é um bem preciosíssimo e o que se quer é uma água sem contaminações e livre de vírus. Certamente o teu trabalho será muito útil é importante. Desejo os maiores sucessos e felicidades neste nova etapa! E que belo pudim! Hoje não como sobremesa e isto seria mais do que perfeito! Beijinhos
ResponderEliminarCom uma reacção dessas é porque fica mesmo muito bom! Lá bom aspecto tem ele sim!!
ResponderEliminarBoa semana,
Joana
Antes de mais os meus parabéns! :) Fiz a minha tese de mestrado na área das águas, subprodutos de desinfeção. Apesar de hoje em dia não estar ligada à química, acho bem interessante toda a parte das águas! Que corra tudo pelo melhor.
ResponderEliminarQuanto à sobremesa achei bem gulosa! :)
Beijinhos Ana
Daniel, babei! Que maravilha é esta?? :D
ResponderEliminarBeijinho
Blogue Recanto com Tempero
Isso é um bom motivo. Eu ainda não me aventurei a fazer o doutoramento, quem sabe um dia mas com a sala de estudo é um pouco complicado. Adoro a parte ligada à investigação apesar de nunca ter exercido e ter sempre estado ligada ao apoio ao estudo. Essa (a investigação) é sim a minha área de formação. É engraçado quantos de nós, quimicos temos um blogue de culinária, a quimica e a cozinha anda mesmo junta. :-)
ResponderEliminarAdorei essa receita, ficou com uma cor deliciosa.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html
Que receita interessante e ficou com um aspecto bem tentador! :) Parabéns e boa sorte para esta tua nova fase. :)
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Muito sucesso na tua pesquisa e no teu doutoramento, realmente já estava a estranhar a ausência das tuas gulosices. Quanto a esta, lembro-me de um dia dar de caras com algo assim do género na internet mas acabei por não experimentar com medo de ficar com a mesmas opinião da irmã da tua namorada e depois de viciada, é difícil conseguir resistir :P
ResponderEliminarBeijinhos
Carla
Blog Guloso qb ... Carla Ramalho
Bela ideia, um pudim de pão feito com croissants - ficou com um óptimo aspecto!
ResponderEliminarE obrigado pelo link para a Cozinha Colectiva, que não conhecia. Já ficou adicionado à minha lista.
Meu Deus esse pudim tem um aspecto delicioso!!!! Já tinha visto uma versão com croissants folhados mas acho que prefiro esta com os de brioche. É desta que experimento :)
ResponderEliminarBeijinhos
Cláudia
Nunca tinha visto um pudim com este aspeto!
ResponderEliminar