domingo, 19 de novembro de 2017

Pudim de croissants e caramelo


Antes de mais, boa tarde a todos! Muitos estranharão certamente o facto desta semana ter estado mais ausente e o de estar a publicar uma receita ao fim-de-semana pois costumo fazê-lo sempre de semana. Tudo isto tem uma razão, esta semana iniciei (ao fim de uma batalha de meses com burocracias, obstáculos administrativos e serviços de Faculdade)  o meu estágio de Doutoramento que durará três anos num empresa de Águas. Durante o estágio farei investigação na área da Virologia em vários tipos de água.

Como estou na empresa todos os dias até ao fim da tarde e como tenho ainda mais alguns compromissos torna-se difícil andar muito por aqui durante a semana. Mesmo que ande a espreitar os vossos blogues/páginas acabo por não conseguir partilhar muitas receitas pois como sabem leva tempo a preparar tudo. Ainda assim, fiquem descansados que não irei acabar com o blogue, este é um projecto que adoro e que não quero deixar para trás. Provavelmente abrandarei um pouco mais o ritmo de publicações e comentários mas não desistirei!

Quanto à receita, esta foi adaptada do blogue A Cozinha Coletiva, que tem umas excelentes receitas! Cada uma mais tentadora do que a outra! A receita é simples e desprovida de dificuldade! Se tiverem uns croissants que já não comam, não desistam deles e preparem esta delicia, tenho a certeza absoluta que não se irão arrepender. Para a irmã da minha namorada, esta foi das melhores sobremesas que já comeu! Por isso podem tirar as vossas ilações :P 

Espero que gostem.
Boa semana a todos!


Ingredientes:

6 croissants brioche (de um dia para o outro)
200g de açúcar
60ml de água
250ml de natas
250ml de leite 
q.b. de extracto de baunilha (quantidade a gosto)
4 ovos


Preparação:

1.Comece por partir os croissants em pedaços para dentro de um tabuleiro que possa ir ao forno (já untado com manteiga). Reserve.
2.Num tacho coloque o açúcar e a água. Misture até o açúcar se dissolver.
3.Leve a lume brando sem mexer até caramelizar e ganhar um tom dourado.
4.Baixe o fogão, adicione as natas, o leite e o extracto de baunilha (a gosto).
5.Mexa até que todo o caramelo se dissolva.
6.Retire do lume. Sem parar de mexer junte os ovos já batidos.
7.Verta o preparado sobre os pedaços de croissants. 
8.Deixe descansar cerca de 10 minutos, até os croissants ensoparem o líquido. 
9.Leve ao forno até ficar dourado (cerca de 20/30 minutos).
10.Sirva morno.








Bom apetite!

10 comentários:

  1. Que boa notícia! A água é um bem preciosíssimo e o que se quer é uma água sem contaminações e livre de vírus. Certamente o teu trabalho será muito útil é importante. Desejo os maiores sucessos e felicidades neste nova etapa! E que belo pudim! Hoje não como sobremesa e isto seria mais do que perfeito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Com uma reacção dessas é porque fica mesmo muito bom! Lá bom aspecto tem ele sim!!
    Boa semana,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais os meus parabéns! :) Fiz a minha tese de mestrado na área das águas, subprodutos de desinfeção. Apesar de hoje em dia não estar ligada à química, acho bem interessante toda a parte das águas! Que corra tudo pelo melhor.

    Quanto à sobremesa achei bem gulosa! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  4. Daniel, babei! Que maravilha é esta?? :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  5. Isso é um bom motivo. Eu ainda não me aventurei a fazer o doutoramento, quem sabe um dia mas com a sala de estudo é um pouco complicado. Adoro a parte ligada à investigação apesar de nunca ter exercido e ter sempre estado ligada ao apoio ao estudo. Essa (a investigação) é sim a minha área de formação. É engraçado quantos de nós, quimicos temos um blogue de culinária, a quimica e a cozinha anda mesmo junta. :-)
    Adorei essa receita, ficou com uma cor deliciosa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

    ResponderEliminar
  6. Que receita interessante e ficou com um aspecto bem tentador! :) Parabéns e boa sorte para esta tua nova fase. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Muito sucesso na tua pesquisa e no teu doutoramento, realmente já estava a estranhar a ausência das tuas gulosices. Quanto a esta, lembro-me de um dia dar de caras com algo assim do género na internet mas acabei por não experimentar com medo de ficar com a mesmas opinião da irmã da tua namorada e depois de viciada, é difícil conseguir resistir :P
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  8. Bela ideia, um pudim de pão feito com croissants - ficou com um óptimo aspecto!
    E obrigado pelo link para a Cozinha Colectiva, que não conhecia. Já ficou adicionado à minha lista.

    ResponderEliminar
  9. Meu Deus esse pudim tem um aspecto delicioso!!!! Já tinha visto uma versão com croissants folhados mas acho que prefiro esta com os de brioche. É desta que experimento :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  10. Nunca tinha visto um pudim com este aspeto!

    ResponderEliminar