sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Robalo com cebola e tomate no forno


Embora inicialmente não gostasse muito de peixe, como quase todos os jovens, esse gosto foi se alterando e refinando ao longo do tempo e hoje em dia gosto bastante, apesar de depender muito do  tipo de peixe e da forma com que é confecionado (continuo a odiar peixe cozido por exemplo). Costuma-se dizer "que peixe não puxa carroça", no sentido figurado que comer peixe não dá força para trabalhar, em parte até concordo com essa verdade, muitas vezes temos fome mais rapidamente depois de almoçarmos peixe, mas por outro lado discordo, acho que um bom prato de peixe também pode ser reconfortante e saciante, ainda por cima se tiver uns bons acompanhamentos.
Para além disso, o peixe também é um alimento extremamente saudável que deve estar presente na nossa variada  alimentação.
 
A receita que vos trago foi adaptada da Revista Receitas No Forno e embora leve algum tempo de confeção, a preparação é simples e nada complicada, para além de utilizar ingredientes comuns que todos temos em casa.
 
Aqui fica a dica para uma boa refeição para o próximo fim-de-semana, ainda de Inverno.
 
Espero que gostem.

Ingredientes:
 
1 robalo (fresco)
2 cebolas (médias)
3 dentes de alho
1 dl de vinho branco
1 tomate
1 fio de azeite
q.b. de sal
q.b. de pimenta
 

Preparação:
 
1.Corte uma cebola em rodelas e disponha-as num pirex (ou tabuleiro que possa ir ao forno).
2.Lamine o alho e junte ao pirex. Reserve.
3.Tempere o peixe com sal e pimenta (por dentro e por fora).
4.Disponha o peixe no pirex e regue com vinho branco.
5.Corte a outra cebola em rodelas e disponha por cima do peixe.
6.Corte o tomate em rodelas e disponha também por cima.
7.Regue com um fio de azeite generoso.
8.Pré-aqueça o forno.
9.Leve ao forno cerca de 50 minutos
10.Retire do forno e sirva de imediato.





Bom apetite!

6 comentários:

  1. Eu gosto muito de peixe. Aliás, cada vez mais de peixe e menos de carne! Em miúda também não achava grande piada mas depois com os anos isso foi mudando! Embora também não aprecie particularmente o peixe cozido! Mas como, se tiver de ser! Já o peixe grelhado, frito, a vapor, eu gosto muito! E esse está mesmo ao meu gosto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tenho que concordar que peixe não puxa carroça, quando o como tenho fome muito mais rapidamente. E sim peixe cozido também não é para mim... Esse teu peixe aceitava pois está com óptimo aspecto! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu entendo o que dizes, mas eu adoro peixe e quando se muda de um país como Portugal, onde temos acesso a todo o peixinho maravilhoso e inteiro e com cabeça e rabo e olhos, e se muda para o Reino Unido, onde todo o peixe é vendido em filetes, sem alma, sem o prazer acrescido de se olhar para um peixinho como deve de ser, é nessas alturas que se sentem saudades do nosso Portugal, do nosso peixinho maravilhoso e este teu, está de babar. Ainda mais, robalo, que adoro...
    Beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Concordo a 100%. Também fui aprendendo a gostar mais de peixe mas cozido nem vê-lo! Grelhado adoro e no forno, assim como este que sugeres hoje, também me agrada muito! Uma excelente sugestão para este inverno!
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Mas que belo peixe! Está lindo e de certeza bem saboroso :)
    Beijinho e bom Carnaval!

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de peixe, mesmo cozido! Mas claro que preparado assim tem outro gosto, boa sugestão :)

    ResponderEliminar