quarta-feira, 1 de abril de 2015

Muffins de chocolate e courgette

 
 Ainda não é uma receita completamente ligada à época em que estamos a viver (pois essa será publica apenas amanhã) mas ainda assim, ficará bem em qualquer mesa de Domingo de Páscoa.

À muito tempo que tinha uma imensa curiosidade para experimentar esta receita (adaptada do blogue Palavras que enchem a barriga), mas devido à falta de tempo, foi ficando esquecida num canto, até que ontem me lembrei de a ir buscar.
Apesar de ser algo diferente, adorei o resultado final, pois os muffins tinham um sabor muito suave e uma textura muito macia e deliciosa!
Enganem-se os que torceram o nariz por encontrarem nesta receita courgette, o típico legume da sopa, pois a sua presença é impercetível depois dos muffins estarem cozinhados, para além disso nem sequer ficaram verdes, mas sim acastanhados.
 
Esta é uma excelente opção para experimentar com miúdos e graúdos (ainda por cima em período de férias) devido à sua simplicidade e rapidez, mas também mais uma alternativa para utilizar as courgettes que tantas vezes temos perdidas no nosso frigorifico, sem saber onde as utilizar.
 
Espero que gostem!
 
 
Ingredientes:
 
280g de farinha com fermento
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Uma pitada de sal
2 colheres de chá de canela moída
1 ovo
200g de açúcar mascavado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
50 mL de óleo
1 colher de sobremesa (mal cheia) de aroma de baunilha
220g de courgette
100 mL de leite meio-gordo
 
 
Preparação:
 
1.Começe por descascar, lavar e triturar a courgette numa picadora. Reserve
2.Num recipiente junte alguns dos ingredientes secos, ou seja, a farinha, o fermento, o bicarbonado de sódio, a canela e o sal.
3.Noutro recipiente junte o ovo e o açúcar mascavado, misture bem até obter um "creme".
4.Adicione à mistura ovo/açúcar, o chocolate em pó, o óleo, o aroma de baunilha, a courgette (previamente descascada e triturada) e o leite. Mexa entre cada adição de um ingrediente.
5.Junte ao preparado anterior os ingredientes secos do outro recipiente e misture bem até ficar completamente homogéneo.
 
6.Pré-aqueça o forno.
7.Coloque  a massa em forminhas de papel ou em cartuchos de papel-vegetal e leve ao forno durante 15 minutos (dependendo da potência do forno poderá ser necessário ajustar este tempo de cozedura).
 
 
Dica: para ser mais fácil segurar a massa dentro das forminhas/cartuchos de papel pode utilizar como complemento formas de metal para empadas.

 
8.Quando estiverem cozinhados, retire do forno e espere que arrefeçam antes de os consumir.

 

 

 
Nota: esta receita deu para cerca de 20 muffins (tudo dependerá do tamanho das formas que usar).
 
Bom apetite!

 

2 comentários: