quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Crinkles de chocolate e laranja

A alguns dias atrás, enquanto procurava receitas para experimentar e partilhar convosco, apareceu-me esta, de uns pequenos biscoitos de origem provável na Alemanha ou Bélgica. A textura rachada e o contraste do castanho do chocolate com o branco do açúcar em pó criavam um aspeto divinal que rapidamente despertou a minha atenção... Pois bem, chegou a sábado, preparei a massa e deixei no frio... domingo a seguir ao almoço os raios de sol entravam-me pela janela da cozinha enquanto com ajuda da minha namorada preparava as engraçadas bolas para irem ao forno. O produto final é realmente adorável, pelo aspeto que apresentam como já referi, pela textura crocante e  pelo intenso sabor do chocolate misturado com um ligeiro toque de laranja (adaptação minha).
Foi realmente uma ótima tarde e uma ótima experiência! Recomendo vivamente.


Ingredientes:

 1 tablete de chocolate para culinária (200gr)
60gr de manteiga
 100gr de açúcar
2 ovos inteiros
1/2 laranja pequena
200gr de farinha com fermento
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
q.b. de açúcar em pó

Preparação:

1.Derreta o chocolate com a manteiga no micro-ondas e reserve.
2.Num recipiente bata o açúcar com os ovos até obter uma mistura esbranquiçada.
3.Adicione ao preparado anterior a raspa e o sumo de meia laranja.
4.Junte o chocolate derretido e envolva com os restantes ingredientes.
5.Num outro recipiente misture a farinha, o fermente e o sal, e reserve.
6.Adicione a farinha aos poucos ao preparado anterior e envolva bem, para que fique bem incorporada.
7.Tape o recipiente com película aderente e leve ao frigorífico de um dia para o outro.
8.Com uma colher de sopa retire pequenas porções de massa e com as mãos forme pequenas bolas.
9.Passe as bolas por açúcar em pó.

 






10.Pré-aqueça o forno.
11.Leve ao forno pré-aquecido durante 15 minutos (dependendo da potência do forno poderá ser necessário ajustar este tempo de cozedura).




Sugestões: conserve os crinkles em frascos de vidro ou caixas de plástico hermeticamente fechadas pois ficarão bons durante alguns 3 a 4 dias.
Acompanhe com uma boa chávena de chá ou café.

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Devem ter ficado tão boas!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que ficaram :P nunca tinha experimentado e a verdade é que foram adoradas por todos cá em casa, e rapidamente desapareceram do frasco!
      Não tarda tenho de voltar a fazer :P

      Eliminar
  2. Tenho-te a dizer o seguinte: Num fim de semana próximo, vou-me divertir a fazer isto e claro, a comer! Se bem que, aqui em casa, se não me meto a pau... Nem as provo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah fazes tu muito bem :P experimenta e vais ver que vais gostar :P são simples de fazer mas ficam super giros!!

      Eliminar
  3. Há uns tempos, provei uns bolinhos iguais a estes de uma amiga minha e adorei. Como ela fez na bimby (e eu não tenho) nem me lembrei de lhe pedir a receita. Estou muito entusiasmada para fazer e provar estes! Obrigada!

    ResponderEliminar