quarta-feira, 18 de março de 2015

Bolo enqueijado (receita da minha avó)


Bem como amanhã é Dia do Pai...decidi trazer-vos a receita do bolo preferido do meu pai e do meu avô materno, que é nada mais nada menos que o Bolo enqueijado da minha avó materna, uma receita de família que tem vindo a passar ao longo dos anos de mão em mão e que sempre nos acompanhou em festas e em todos os momentos especiais. Desde de sempre me lembro de o encontrar na mesa e de sentir seu cheirinho na cozinha da minha avó enquanto brincava com os meus primos. Saudades desse tempo!
É um bolo tradicional, com uma textura enqueijada, super simples e fácil de fazer, sem grandes dificuldades ou técnicas exigentes, é acessível a todos... e por isso é tão original e encantador...pois é na simplicidade que está a grande riqueza.
Atualmente sou eu ou a minha mãe que o costumamos fazer para os nossos almoços ou jantares e por causa disso... recentemente adquiriu novos fãs, como a família da minha namorada, mais concretamente a sua irmã mais nova, que já não passa sem o ter de vez enquanto, sobretudo quando está doente!!

Espero que gostem desta receita com tantas memórias e tanto valor sentimental associado!

Quando experimentarem partilhem comigo, gostaria muito de saber.


Ingredientes:
 
1 kg de açúcar branco
8 ovos inteiros
200g de manteiga (ou margarina)
2 chávenas de chá de leite
2 chávenas de chá de farinha com fermento
1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó
 
Nota: esta receita pode ser reduzida a metade, caso pretenda um bolo mais pequeno (comparativamente ao apresentado nas fotografias).
 
Preparação:
 
1.Começe por juntar num recipiente o açúcar e os ovos inteiros.
2.Bata bem até obter um creme.
3.Adicione o leite e mexa bem.
3.Derreta a manteiga no micro-ondas e adicione também.
4.Junte o fermento à farinha e adicione aos poucos ao preparado anterior, mexendo continuamente.
5.Pré-aqueça o forno.
6.Unte e enfarinhe uma "forma com buraco".
7.Despeje a massa para a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos (dependendo da potência do forno poderá ser necessário ajustar este tempo de cozedura).
8.Finalize com a decoração, se assim o entender (normalmente não o costumo decorar).




 
Bom apetite!



 

2 comentários:

  1. Boa noite, este bolo tem de levar esta quantidade de açúcar ou posso reduzir????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite =)

      Desde já obrigado pelo seu comentário.
      Sinceramente nunca experimentei com menos açúcar, mas penso que se reduzir um pouco (por exemplo 100 ou 150g) não deverá afetar muito o sabor, agora uma quantidade maior não sei.

      Eliminar