Mostrar mensagens com a etiqueta Entradas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Entradas. Mostrar todas as mensagens

domingo, 1 de abril de 2018

Rolo salgado de frango e cogumelos


Cá está a minha vigésima participação no Desafio Dia um... Na cozinha. Para quem ainda não conhece, este é um projecto desenvolvido por um grupo no facebook para que os bloggers possam pôr em prática toda a sua criatividade e empenho na criação/reprodução de novas receitas de culinária. Até ao dia 15 de cada mês é proposto um tema  e no dia 1 do mês seguinte todos os blogues envolvidos publicam/divulgam as suas receitas.

Na 59º Edição do Desafio, o tema escolhido foi  "TORTAS SALGADAS"
Este desafio foi dos que me provocou mais dúvidas, nunca tinha pensado em fazer uma torta enrolada que não fosse doce. Depois de pesquisar e não ter encontrado nenhuma que me convencesse, decidi inventar e criar a minha própria versão. E o resultado surpreendeu-nos imenso pela positiva. Se adoro tortas doces, também gostei imenso desta versão salgada. A massa suave e o recheio bem temperado combinam na perfeição. 

A receita é simples e bastante rápida de confeccionar. Sem dúvida, é uma uma óptima forma de reaproveitar os restinhos da semana.

Espero que gostem!Bom resto de Páscoa a todos!

segunda-feira, 19 de março de 2018

Bôla de farinheira (para Celebrar o Dia do Pai)


Antes de mais, boa semana a todos!
Hoje decidi trazer-vos uma receita com algum "condimento e substância" pois celebra-se o Dia do Pai e todos os Pais (ou quase todos)  gostam de uns bons enchidos! O meu torce algumas vezes o nariz às minhas receitas, sobretudo quando uso muitas natas ou vários ingredientes "mais fora da caixa" para ele mas nunca resiste a uma boa bôla ou a um doce mais calórico. Muitas vezes não gosta mas as fatias desaparecem misteriosamente...
Embora sejamos diferentes em muitas coisas, nos doces somos mesmo muito parecidos.... somos ambos muito gulosos! Todos os dias são dias do pai e da mãe mas este em especial é teu pai! Feliz Dia! Que venham muitos mais!

Relativamente à receita, não é a primeira bôla que poderão encontrar no blogue. Já fiz uma de salpicão, cogumelos e milho (receita aqui). Desta vez decidi mudar um pouco o recheio e cá está o resultado final. Uma bôla com sabores tradicionais mas muito saborosa.

Espero que gostem!

domingo, 14 de janeiro de 2018

Pães recheados com três queijos e bacon


Depois de alguns doces (bem gulosos) decidi trazer um petisco muito apreciado cá em casa e em almoços de amigos, festas... Já tinha publicado por aqui uma receita de um pão grande recheado com alheira que foi um sucesso e uma das receitas mais vistas de 2017. Caso queiram conhecer a receita, basta carregar aqui para acederem ao link.
Para quem me pediu mais receitas com pão recheado mas em "doses" mais pequenas, aqui está.

A receita que me foi dada pela mãe da minha namorada, é mesmo muito simples e muito fácil de concretizar mas fica realmente muito boa! Muito saborosa! E quem resiste a uma pequena tosta com queijo a derreter?! Eu não!

Espero que gostem!
Boa semana a todos!

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Receitas mais vistas em 2017


Antes de mais, bom ano a todos! Desejo-vos um grande 2018! Um ano repleto de coisas boas para vocês e para os vossos! Espero com toda a sinceridade que este 2018 me corra bem e que seja um grande ano para a parte pessoal e para a parte profissional!

Como normalmente se faz na área do comércio, hoje é dia de balanço. Balanço das receitas que foram mais consultadas em 2017.
Dividiram-se em duas principais categorias: entradas e sobremesas. 

Apresento-as com os respectivos links (onde as poderão rever).

Espero que gostem deste "best of 2017". 

Voltarei em breve com novas receitas!

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Salsichas agridoces (receita muito rápida)



Termino a última semana de Outubro com a receita de uma entrada adaptada do site da Teleculinária, que experimentei há umas semanas atrás para um jantar de amigos. O tempo realmente voa, ainda ontem estava de férias e hoje dou por mim a pensar que estamos quase a chegar ao Natal não tarda.

Relativamente à receita, é mesmo muito fácil e rápida de preparar, arriscaria a dizer que 5/10 minutos são suficientes para a confeccionar e o resultado é bastante apelativo e saboroso. São umas salsichas com um toque amargo e doce ao mesmo tempo. Um excelente petisco para partilhar entre amigos!

Bom fim-de-semana a todos!
Espero que gostem.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Calzone de atum e cogumelos


Hoje trago-vos uma receita de origem italiana. 
Para quem não conhece o Calzone teve origem na região da Apúlia na zona de Salento (Itália). É semelhante a uma pizza, que é dobrada ao meio e recheada com ingredientes salgados (como foi o caso) ou com ingredientes doces. Fica com esta forma de meia lua ao dobrar-se.

A receita original é feita com massa de pizza tradicional e pode ser chamada de Panzerotto. Segundo alguns blogues, o calzone era feito no passado para alimentar os mais pobres. O governo italiano dava uma "espécie" de pão recheado com restos de comida para o povo se alimentar.

A receita da massa foi adaptada do blogue As várias faces da Ginga, que sigo sempre que posso. O recheio foi inventado por mim, tendo em conta o que existia no meu frigorífico.  É uma excelente receita para preparem quando tiverem sobras/desperdícios de comida em vossa casa.

Estes dois calzones desapareceram rapidamente num jantar de amigos que tive o mês passado. É uma entrada/petisco bastante simples de confeccionar mas muito saborosa e óptima para partilhar.

Espero que gostem!
Bom fim-de-semana a todos.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Palmiers de fiambre, queijo e oregãos


Antes de ir uns dias de férias, não podia deixar de partilhar mais uma receita convosco. Desta vez uns palmiers salgados que são um excelente petisco, snack ou até entrada. Eu usei-os em conjunto com umas bruchettas de tomate como entrada para um almoço de família e amigos.
A receita é extremamente simples e o tempo que levam a preparar é bastante reduzido.
Diria, mais uma receita simples, rápida e eficaz!

Voltarei para a semana! Agora é tempo de descansar.

Espero que gostem!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Trouxas de requeijão e doce de abóbora


Bem parece que finalmente os incêndios estão a acalmar e as situações estão a melhorar, embora seja tempo de chorar os que partiram na tragédia de Pedrógrão Grande e de reconstruir e erguer o que ruiu. Por ser um momento de "renascer" e de reconstrução para muitas das aldeias dessa região, faço novamente o apelo a que todos contribuam com dinheiro, alimentos, águas, roupas ou outros bens. Hoje por eles, amanhã poderá ser por nós <3!

Para encerrar a semana, trago-vos outra receita criada por mim que tanto se adequa a uma entrada como uma sobremesa ou até como um petisco. A sua confecção é extremamente simples e leva bastantes poucos ingredientes. 
Como adoro requeijão e doce de abóbora decidi juntar ambos numa combinação que nunca deixa ficar mal. Em vez de apresentar o requeijão num prato apenas com o doce, decidi dar-lhe este toque mais arrojado e criar umas trouxas "circulares". No entanto também as podem preparar como se fossem um pastel de Tentúgal, certamente que também ficarão lindas.

Bom fim-de-semana a todos.
Espero que gostem.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Pão recheado com alheira


Como os Santos Populares estão quase ai, decidi trazer-vos algo para petiscar com os vossos amigos e familiares. Será certamente um bom motivo para os juntar em torno de uma mesa a confraternizar. 

Este pão já serviu para isso mesmo!! Este fim-de-semana festejou-se na terra da minha namorada o santo padroeiro que é o Santo António. Então juntámos toda a família em torno de uns quantos petiscos. Este foi um dos mais elogiados pela sua riqueza de sabores.
A receita é simples e nada complicada de preparar. 
Atrevam-se e surpreendam na cozinha aqueles que mais gostam.

Bom Santo António a todos! Deixo-vos com uma engraçada quadra que encontrei algures na Internet.

"Santo António milagreiro
Meu rico e bom santinho
Aumenta o meu mealheiro
Eu que sou tão pobrezinho"

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Bolo do caco


Depois de alguns doces bem açucarados, trago-vos uns bolos do caco que tanto podem servir como entrada, snack, petisco, lanche ou outro fim que lhes queiram dar.
Se já era fã antes (sempre que podia comprava-os nas feiras anuais ou medievais), desde que estive na Ilha da Madeira ainda fiquei mais. Confesso também que nunca tinha pensado em confeccioná-los em casa mas depois de os provar em vários restaurantes, esta é sem dúvida a entrada que eles mais vendem, fiquei curioso e pesquisei. Fiquei "chocado" quando percebi que a receita era tão simples de preparar e tão saudável  pois quase não leva gordura. "Pus as mãos na massa" (salvo seja) e acabei mais uma vez por usar a Bimby, que facilita em muito o trabalho, nomeadamente o amassar. A receita foi adaptada do site Mundo de receitas Bimby.

Aproveitem o fim-de-semana que ai vem, algo chuvoso, para fazer uns deliciosos bolos do caco. Ainda bem quentes barrem-nos com manteiga de alho e saboreiem...

Espero que gostem!

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Croquetes de carne (aproveitamentos)


Depois de uma sobremesa de aproveitamento de sobras de bolo, trago-vos uma receita para aproveitarem as sobras dos vossos pratos de carne (por exemplo lombo assado no forno, carne gizada, frango assado...).  Sei que é praticamente impossível fazer a comida "totalmente à conta", por isso, para mim é super importante saber reutilizar esses ingredientes, em vez de os deixar estragar ou deitar fora. 

A receita que vos trago foi adaptada do site Receitas Bimby, é extremamente simples de fazer e muito boa. Sem dúvida, dos melhores croquetes que já comi. E para além de dar para aproveitar a carne também podemos aproveitar o pão do dia anterior, logo é "ouro sobre azul". 

Espero que gostem.
Ficaria muito feliz se partilhassem comigo o feedback desta receita. 

terça-feira, 14 de março de 2017

Bôla de salpicão, bacon, cogumelos e milho


Depois de várias publicações dedicadas apenas aos doces eis que chega uma dedicada a uma "bela entrada", comum em muitas regiões do nosso país. 
Embora não seja exactamente a receita tradicional, uma vez que não utilizei carnes nem o formato tradicional mais rectangular, o sabor continua absolutamente fantástico e massa bem macia. 

A receita foi adaptada do site da Bimby, mas para quem não a tem, não se preocupe pois também descri a receita numa versão acessível a todos e sem estas "fantásticas máquinas de preparação". 

A preparação leva algum tempo, devido ao tempo que a massa deve fermentar, mas retirando isso, é bastante rápida de confeccionar. Para além disso, é também muito versátil pois podem facilmente mudar o recheio para outros ingredientes que prefiram.

Espero que gostem.
Fico a aguardar o vosso feedback!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Trouxas de queijo chévre, mel e tomilho fresco

 
Depois de uma sobremesa bem decadente para o Dia dos Namorados, chega uma entrada igualmente deliciosa para qualquer dia da semana.
Experimentei esta entrada pela primeira vez no jantar de Passagem de Ano na casa da minha amiga Daniela. Vi-a fazer enquanto estava a tratar dos mariscos (sobram sempre para mim nesse último jantar do ano!!) e fiquei com bastante vontade de a experimentar na minha cozinha. Pesquisei a receita e apercebi-me que é de um dos meus blogues favoritos, o blogue Casal Mistério, que tem sempre receitas muito originais, diversificadas e interessantes. 
Coloquei as mãos na massa e como já devem esperar, fiz algumas pequenas alterações e dei o meu cunho pessoal. A receita que vos apresento é o resultado dessas mesmas experiências.
É uma entrada muito muito fácil de fazer mas que fica um "espanto", sobretudo para quem aprecia queijo.
Aguardarei um feedback vosso sobre esta e outras receitas.
 
Espero que gostem!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Cenouras à algarvia

 
Espero que o vosso Natal tenha sido bom, por aqui foi passado em família com os meus pais e com os meus avós paternos, como é hábito. Os doces também não faltaram, pois além dos tradicionais do Natal (fritos, coscorões e bolo rei) também haviam muitas sobras da minha festa de aniversário do dia anterior (23).
 
Agora que passou o Natal é hora de começar a pensar nos petiscos e doces para a mesa de Passagem de Ano, que está mesmo ai. Assim, decidi trazer-vos não um doce mas uma entrada que gosto muito e que podem utilizar nesta época do ano.
Costumava encontrar esta entrada em restaurantes do Algarve, mas desta vez experimentei eu a fazê-la mesmo e saiu muito bem. Para além de ser super fácil de fazer, as cenouras ficam com um sabor  muito bom, ótimas para introduzir um prato principal.
A receita disponibilizada vem em duas versões, uma tradicional e a outra para os que tem bimby.
 
Espero que gostem!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cogumelos recheados com ovos de codorniz e mangericão

 
Primeiro que tudo, quero desejar-vos uma boa quinta-feira da Ascensão! Na vila de Alenquer a onde pertenço, hoje é feriado e tradicionalmente neste dia as famílias deslocavam-se aos campos para apanharem o ramo da espiga, que normalmente continha sempre oliveira, espigas de trigo, malmequeres brancos e amarelos, papoilas para que nunca faltasse pão, nem azeite, nem prata nem ouro nas casas. Este ramo é guardado atrás da porta de um ano para outro.
Apesar da chuva, hoje já fui apanhar o meu, já queimei o velho e coloquei o novo no mesmo sitio!
 
Tradições à parte, trago-vos uma nova entrada, a meu ver bastante apelativa e inexplicavelmente simples e barata de preparar. Se tiverem um jantar especial, um jantar de amigos e quiserem surpreende-los com uma bela entrada, então experimentem esta, de certeza que vai sair bem e vão conseguir fazer um brilharete.
 
Qualquer dúvida que tenham, basta deixar um comentário.
 
Espero que gostem.

terça-feira, 1 de março de 2016

Empadas de atum e ananás


Cá está a minha quarta participação no Desafio Dia um... Na cozinha. Para quem ainda não conhece, este é um projecto desenvolvido por um grupo no facebook para que os bloggers possam pôr em prática toda a sua criatividade e empenho na criação/reprodução de novas receitas de culinária. Até ao dia 15 de cada mês é proposto um tema  e no dia 1 do mês seguinte todos os blogues envolvidos publicam/divulgam as suas receitas.
Na 34º edição do Desafio, o tema escolhido foram as EMPADAS. 
Mais um desafio, mais uma novidade... Nunca tinha feito empadas, nem nunca tinha visto alguém fazê-las, por isso foi mais uma experiência que adorei, pois além de nos levar a experimentar coisas que nunca preparámos, leva-nos também a testar os nossos próprios limites na cozinha.
O resultado foi bastante positivo, acho que correu bem e que consegui umas empadas bem giras com um recheio saboroso e fora do normal (pois como já sabem, sempre que possível gosto de receitas que primam pela diferença).
Quando virem a receita podem achar que tem muitos passos e por isso é muito difícil, mas é precisamente o contrário! É uma receita que dá algum trabalho e que leva algum tempo, mas nada difícil de concretizar.
 
Espero que gostem.
Até para o próximo mês desafio Dia um... Na cozinha!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Mini folhados de salsicha com mostarda e manjericão


Depois de tão extensa a última publicação, decidi começar esta semana de uma forma mais simples e leve.
Deixo-vos a receita de uns folhadinhos, que muitos já devem conhecer, feitos de uma forma simples e rápida. São ótimos para colocar numa mesa de entradas, ou até para mostrar a alguém os dotes de "chef de cozinha" (pois ficam com um aspeto bem giro)!!
Tentei inovar/adaptar a receita tradicional dos folhados apenas com massa folhada e salsicha, juntando por isso os elementos mostarda e manjericão. Durante a cozedura esta planta aromática liberta um tímido sabor, que é bastante agradável. Mas se não gostarem de mostarda ou de manjericão podem retira-los da receita, ou substituírem por outros ingredientes, que ficarão bons na mesma decerto.
 
Espero que gostem.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Queques pizza de frango e chouriço



A receita de hoje nem é exactamente um queque nem é exactamente uma pizza comum, é uma mistura de ambas.  Esta ideia teve origem num programa que gosto bastante de ver e que a maior parte de vós conhecerá certamente, chama-se Prato do Dia e é do canal do 24 Kitchen .

Como tinha uma massa de pizza, sobras de frango assado e uma metade de chouriço no frigorífico, achei que era a melhor ideia para os conjugar e utilizar, foi então que surgiram estas entradas.

Não se preocupem com o tempo, pois são bastante rápidas de fazer e muito simples, mas uma verdadeira delicia, sobretudo para quem adora pizzas.

Experimentem e depois digam-me o que acharam.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Ovos mexidos com farinheira e courgette


Trago-vos um dos meus petiscos favoritos, algo bastante simples e prático de preparar... Mas como se diz na gíria tradicional, são nas coisas simples da vida que se encontram os maiores prazeres!!

Desde de miúdo, que me lembro de gostar de ovos mexidos, quem já não os fez para um refeição sem tempo, para uma refeição mais leve ou até para uma simpática entrada?! Neste caso, acrescentei-lhes um dos meus enchidos preferidos, a farinheira, (apesar de nosso país existir uma diversidade imensa  de norte a sul, é este que me cativa totalmente) e um legume, a courgette (para acrescentar uma outra textura aos ovos).

São uns ovos mexidos bastante ricos em sabores e autenticamente deliciosos. 
Experimentem!! Vale mesmo a pena!!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Bruschettas de queijo-creme, ervas aromáticas e bacon


De vez enquanto, gosto de aproveitar os domingos para cozinhar algo, como sabem, de semana nem sempre isso é possível (devido à falta de tempo, nunca de vontade)... 

As bruschettas que vos mostro resultaram de uma invenção num dos últimos domingos de Outubro. Queria preparar uma entrada diferente para o almoço, por isso, agarrei no que tinha disponível cá em casa e dei asas à imaginação.
O resultado surpreendeu-me confesso-vos, pois com tão poucos ingredientes foi possível obter uma entrada bastante saborosa e agradável, para além do seu aspecto atractivo. 

Cá por casa, desapareceram em minutos da travessa... espero que na vossa aconteça o mesmo!!